Certificado de Radioamador

Veja os procedimentos para obtenção do Certificado de Radioamador

Os interessados devem fazer prova para avaliação de conhecimentos técnicos.

ATENÇÃO: Devido as diretrizes referentes aos cuidados com a pandemia de Coronavirus, a ANATEL está aplicando as provas de forma ONLINE via internet, podendo o candidato se inscrever na agenda de qualquer estado, conforme o calendário que for disponibilizado no SEC, nos termos da Portaria nº 792, de 02/06/2020. Para conhecer melhor os pré-requisitos e se inteirar dos procedimentos necessários para prestar os exames de forma remota, Veja o manual.

O requerente deve acessar o Sistema SEC, consultar a agenda de prova disponível e solicitar sua inscrição. Essa inscrição é gratuita. Para acessar o SEC é necessário cadastrar-se em Ainda não sou cadastrado.

Para consultar a agenda no SEC, clique em Menu Principal, depois em Agenda e por fim em Consultar. Para efetuar a inscrição, clique em Menu Principal, depois em Prova e por fim em Incluir.

Se o requerente for menor de 18 anos, a inscrição deve ser solicitada pelo seu representante legal. A documentação exigida neste caso é:

  • Documento solicitando a inscrição na prova para obtenção do COER assinado pelo representante legal
  • Cópia simples dos documentos de identidade (do menor e do representante legal)
  • Cópias simples dos CPFs (do menor e do representante legal)

Observação: se o requerente for estrangeiro, além dos documentos citados acima, apresentar cópias autenticadas do passaporte ou carteira de estrangeiro em vigor.

O Radioamador brasileiro devidamente autorizado poderá operar também em alguns países Americanos, requerendo uma licença móvel especial chamada IARP (International Amateur Radio Permission), de acordo com o estabelecido na Convenção Interamericana Sobre a Permissão Internacional de Radioamador.

As entidades autorizadas do serviço, nos termos do regulamento, também podem operar satélites de radioamador, também conhecidos como “Pequenos Satélites”, ou “Cubesats“. Para maiores informações sobre o uso de satélites de radioamador em relação ao Brasil e os procedimentos preparatórios antes do lançamento, consulte Pequenos Satélites Radioamadores.